Friday, August 25, 2017

Jornalismo da UFSC recebe palestra do projeto ‘Diplomacia pública da União Europeia na América Latina’


noticias.ufsc.br




O curso de Jornalismo da UFSC irá promover uma palestra do jornalista Carlo Cauti, parte do projeto “Diplomacia pública da União Europeia na América Latina”, na próxima segunda-feira, 28 de agosto. O evento será realizado no auditório Henrique Fontes, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), a partir das 18h.
A Delegação da União Europeia no Brasil financia e promove a realização de um projeto de diplomacia pública denominado “ALUE – UE Public Diplomacy in Latin America”, implementado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) no biênio 2016-2018 e cujo objetivo é apoiar e promover a política externa da UE, reforçando a capacidade do bloco europeu de interagir com diferentes públicos na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru. 
Entre as atividades a serem implementadas estão ciclos de palestras sobre temáticas europeias para estudantes de jornalismo e de outras áreas das melhores universidades brasileiras. O objetivo desses encontros é aprofundar o conhecimento sobre a União Europeia, o funcionamento de suas instituições, a interação entre a UE e seus Estados Membros, a história e as etapas da integração europeia, os valores fundamentais da UE e as grandes questões que o bloco enfrenta nesse momento histórico. Entre elas, o comércio internacional, as estratégias contra a crise econômica, os desafios das migrações e a crise dos refugiados, as relações entre a União Europeia e o Brasil assim como entre a União Europeia e o Mercosul.
As palestras, a princípio realizadas uma a cada semestre por universidade, serão ministradas por Carlo Cauti, jornalista italiano correspondente no Brasil da revista italiana “LIMES – Rivista Italiana di Geopolitica” e do jornal “Il Giornale”, além de colaborador de vários veículos brasileiros como Exame, Aventuras na História e Superinteressante. Mestre cum laude em Relações Internacionais pela Universidade LUISS G. Carli de Roma e mestre em Jornalismo Internacional e de Guerra pelo Center for American Studies de Roma, Cauti foi funcionário do gabinete do vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, e aluno dos cursos Estado de Jornalismo Aplicado e Abril de Jornalismo (CAJ) da Editora Abril.
Representantes da Delegação da União Europeia no Brasil poderão eventualmente participar das palestras conforme a disponibilidade de agendas.
O quê: Palestra do Projeto “Diplomacia pública da União Europeia na América Latina”
Quando: 28 de agosto, às 18h
Onde: Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE, Bloco B, Térreo)
Valor: Gratuito
Mais informações pelo e-mail 

No comments: